Colégio Madalena Sofia inicia projeto de educação financeira

Como fazer com que as crianças conheçam desde cedo a importância e os cuidados com o dinheiro prevenindo futuros problemas, como endividamento, inadimplência e problemas no orçamento?Para responder essa pergunta de um modo que seus alunos estejam preparados para o mundo consumista que vivemos o Colégio Madalena Sofia, em parceria com Instituto DiSOP – Educação Financeira, incluiu neste ano a Educação Financeira em seu currículo.

Assim, a obra O Menino do Dinheiro, de Reinaldo Domingos, (Editora Gente) será adotado como livro paradidático, além de  todo um material para apoio produzido para facilitar o aprendizado para as mais variadas séries , formação continua dos professores e propostas de atividades curriculares. Com isso, são introduzidos os conceitos de educação financeira, consumo consciente, geração de renda e economia para que os estudantes desenvolvam habilidades de poupar e hábitos de planejamento que levam a independência financeira.

“Atualmente uma grande preocupação referente aos jovens é sua sobre sua ‘educação financeira’. Assim, pensasse em como fazer para que estes saibam cuidar, planejar e administrar seu dinheiro. Pois lidar com dinheiro não é fácil nem para os adultos, imagine para os jovens. Muitos destes vão para mercado de trabalho e recebem seu primeiro salário, porém não aprenderam administrar adequadamente seu dinheiro, o que poderá ser muito prejudicial para seu futuro”, explica Cleiton Sales de Avila, membro do Conselho Gestor do Colégio Madalena Sofia.

Uma das principais preocupações no inserir esse tema nas aulas é se isso não introduzirá os alunos muito cedo a uma realidade do mundo adulto. Entretanto, o presidente do Instituto DiSOP, o educador financeiro Reinaldo Domingos explica que para a realidade que as crianças estão expostas isso tem que acontecer o quanto antes: “Não existe uma idade definida para que a criança comece a aprender educação financeira, o quanto antes isso acontecer mais cedo ela saberá lidar com as ofertas de produtos que todos os dias recebem das mais variadas formas. Assim, nada mais normal que ela se insira na educação tradicional o quanto antes”.

“O projeto ainda está  no início, entretanto, a aceitação dos alunos, do corpo docente e dos pais está sendo muito positiva. O primeiro passo para implantação do projeto foi a realização de um curso para preparação dos professores. Posteriormente, eles estarão implantando o sistema, podendo ver geradores de mudanças em toda comunidade”, conta Reinaldo Domingos, acrescentando que o próximo passo será a continuidade da capacitação dos professores.

Cleiton Sales de Avila explica que antes de iniciar esse processo na escola ocorreu toda uma preocupação para encontrar um programa educacional que fosse adequado. “Após conhecer o belo trabalho feito pelo Instituto DiSOP, de São Paulo, que lançou em 2009 um excelente material pedagógico para escolas, nada melhor do que fazer uma parceria com quem já tem muita experiência e um material pensado para este fim, baseado nos quatro pilares da metodologia DiSOP”.

Em 2010, o Colégio Madalena Sofia irá iniciar um projeto com turmas do primeiro ando do Ensino médio. “Acredito ser a primeira escola a oferecer esta disciplina no Paraná. Este projeto pretende contribuir para quebra do ciclo de gerações endividadas, conquistando assim uma nova geração de pessoas independentes financeiramente”, explica o membro do conselho gestor.

DiSOP – Instituto de Educação Financeira

Assessoria de Imprensa

Jornalista: Paulo Fabrício Ucelli

Fone: (11) 5078-3018 | (11) 3177-7800

Cel: (11) 7865-2381 | (19) 9786-3938

E-mail: imprensa@disop.com.br

Deixe um comentário